Linha 1: Instituições, Organizações e Estratégias

A linha investiga as influências das instituições nas organizações e em suas estratégias. As instituições são compreendidas como estruturas construídas em relações sociais e históricas que se tornam fatos sociais, contribuindo para a reprodução do status quo. Elas operam em múltiplos níveis de análise, conectando instâncias macro e micro sociais, e envolvendo aspectos regulativos, normativos e cognitivos. Se por um lado elas restringem a ação dos indivíduos e das organizações, por outro, fundamentam a ação, constituindo racionalidades e estratégias organizacionais. Com base nesses pressupostos, busca-se compreender a gestão organizacional como um fenômeno histórico, cultural e político influenciado por relações sociais internas e externas que se influenciam. Dentre as relações externas abordadas, destacam-se as com o Estado, com as instituições de ensino superior e outros produtores do conhecimento legítimo em gestão, com movimentos sociais, com a mídia, com o mercado financeiro e com setores produtores de tecnologia. Nas relações internas, a integração entre aspectos formais e informais é considerada. Busca-se entender como a cultura organizacional é negociada e disputada por indivíduos e subgrupos organizacionais com diferentes trajetórias, visões e práticas e que ocupam posições de poder formal e informal na organização.

Docentes Vinculados

  • Andréa E. B. Pimentel
  • Angela Maria Carneiro de Carvalho
  • Camila Carneiro Dias Rigolin
  • Fábio Grigoletto
  • Luiz Fernando de Oriani e Paulillo
  • Mário Sacomano Neto
  • Mauro Rocha Côrtes
  • Sérgio Azevedo Fonseca
  • Silvio Eduardo Alvares Candido
  • Wagner de Souza Leite Molina
  • Wilson José A. Pedro